top of page
  • Foto do escritorNovva

Quantas escovas de dente você usa ao longo da vida?

É indiscutível que usar a escova de dentes diariamente é extremamente importante para saúde bucal. Mas, já pensou o que acontece com sua escova de dente depois que você a descarta?

Sua escova de dente é feita de plástico, um material que leva cerca de 500 anos para se decompor! Se não reutilizado ou descartado da forma correta, grande parte acaba parando no mar!




Poluição colossal

Para se ter uma ideia, os oceanos recebem cerca de 8 milhões de toneladas de plástico anualmente! Recentemente foi descoberto que esses plásticos chegam a uma profundidade de quase 11 mil metros, a parte mais funda do mar.


Segundo o Parlamento Europeu, em 2018 já havia cerca de 150 milhões de toneladas de plásticos espalhados pelos oceanos! Então, para limpar essa sujeira, a União Europeia calcula que irá custar anualmente algo entre 194 e 630 milhões para recuperar a costa e praias por lá.


Todo esse plástico afeta a vida marinha como um todo, já que reduz a oferta de alimento e coloca a vida de animais em risco. Para se ter uma ideia, mais de 800 espécies de peixes, moluscos e crustáceos, já se alimentam de plástico!

Segundo o Greenpeace, o mundo produz mais de 500 milhões de toneladas de objetos de plástico! Aliás, muitos desses objetos são de uso único, como as escovas de dente. O problema maior, é o que é feito com esses objetos após o descarte. Das 500 milhões de toneladas, apenas 9% são reciclados, 12% são incinerados e 79% de tudo, vai para em aterros sanitários ou descartados no meio ambiente!




Como mudar essa realidade?


Em todo o mundo cerca de 3,6 bilhões de escovas de dentes são descartadas anualmente. Cada pessoa utiliza cerca de 300 escovas de dentes durante sua vida! E cerca de 80% dessas escovas acabam parando no mar! Por isso, é essencial pensar em alternativas para evitar que isso aconteça!


Algumas dessas alternativas é a escova de bambu que vem ganhando espaço no mercado. O bambu é um material considerado nobre para a fabricação de produtos ecológicos.

Ele também é antimicrobiano!

A substituição da escova de plástico, pela escova feita de bambu, ajuda a reduzir a poluição dos oceanos. Sem falar que o cabo biodegradável se deteriora muito rapidamente na natureza. Aliás, o bambu não precisa de substâncias toxicas para sua produção e de replantio, já que após o corte ele brota novamente.


Assim, para descartar as escovas de bambu, basta apenas retirar as cerdas de nylon com ajuda de um alicate. As cercas devem ser separadas e descartadas no lixo reciclável, já o cabo há a possibilidade de reciclado ou aproveitado para o artesanato. Caso, o cabo for parar em um aterro sanitário, em apenas 6 meses a terra terá absorvido todo o composto.


O importante nesse modelo de escova, é conservar adequadamente. Ou seja, é necessário secar bem sua escova de bambu sempre após o uso. Isso, mantém sua durabilidade até o momento do descarte.


Se você se interessou e quer fazer a diferença se inscreve no Blog pra ficar por dentro de todas as alternativas sustentáveis que trouxemos para tornar sua rotina mais sustentável.



Comentarios


bottom of page