top of page
  • Foto do escritorNovva

Porque abolir os canudos de plástico?

Você deve ter notado a quantidade de noticias sobre os canudos de plástico nos últimos anos. Este utensilio pequeno e aparentemente inofensivo, que passava despercebido pela vida de muitos no cotidiano, em 2018 entrou para lista de produtos mais procurados por nós no dia a dia.


De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, 91% dos plásticos que usamos não é reciclado e acaba em aterros sanitários ou no oceano.


Por conta de estatísticas como esta, municípios e corporações começaram a fazer esforços para combater esta poluição.


Mas porque os canudos?


Com base na quantidade de atenção da mídia aos canudos de plástico, pode ser surpreendente saber que eles não são o principal tipo de lixo plástico. Este recorde vau para as embalagens e recipientes de alimentos, que respondem por cerca de 31% de toda a poluição plástica do mundo.


Eles são seguidos por garrafas plásticas e tampas de recipientes com 15,5%, sacolas plásticas com 11,2%, e finalmente os canudos e agitadores de plástico com 8,1%.


A principal razão para citada eliminação de canudos de plástico é seu impacto negativo em nossos oceanos e vida marinha.

O plástico no oceano é um grande problema - basta procurar na ilha de lixo ou em um vídeo viral de uma tartaruga sofrendo como resultado da poluição dos oceanos para entender isso.


Mas de todo plástico que acaba no oceano, os canudos representam apenas 4% desse lixo.

Então, por que os canudos de plástico são um grande alvo?

O problema é o tamanho deles. São pequenos e imperceptíveis. Tanto que muitas vezes as pessoas esquecem que são plásticos e não reciclam.


Os canudos que são reciclados geralmente não passam pelo classificador de reciclagem mecânico porque são muito pequenos e leves. Assim, eles contaminam as cargas de reciclagem ou são descartados como lixo.


Estima-se que uma pessoa em média use 1,6 canudos por dia. Isso significa que, se 25.000 pessoas parassem de usar canudos, eliminaríamos 5.000.000 canudos e evitaríamos que eles entrassem nos oceanos e prejudicassem a vida selvagem.

Portanto, sabendo que a maioria dos canudos, reciclados ou não provavelmente acabará em nossos oceanos, e sabendo a quantidade de canudos usados todos os dias, se você fizer sua parte em reduzir o uso já fará uma grande diferença.


Quais as alternativas?


Felizmente, existem diversas opções para nos auxiliarem nesta extinção dos canudos plásticos.


Canudos de papelão e papel


Antes de haver canudos de plástico, Marvin Stone criou o primeiro canudo enrolando pedaços de papel em torno de um tubo e colando os pedaços. Canudos de papel, se decompõe em 45 a 90 dias e são uma alternativa mais ecológica do que os de plástico.


Canudos de metal

Devido ao tempo que podem durar, os canudos de metal são considerados uma das opções mais ecológicas para alternativas de canudos.


Nós aqui da Novva vendemos os canudos de aço reutilizáveis, entre outros produtos como potes de aço inoxidável para guardar suas comidinhas e não deixá-las armazenadas muito tempo em contato com os micro plásticos de embalagens tradicionais.


Se os canudos de aço parecem o caminho certo a seguir para você, use nosso cupom CANUNDOSNOVVA para 20% de desconto em seu pedido.




Comments


bottom of page