top of page
  • Foto do escritorNovva

O que é neutralização de carbono e como você pode fazer?

A neutralização de carbono é uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa(causado pelo excesso de emissões de poluentes como o dióxido de carbono), a partir de um cálculo geral de emissão de carbono.





Como calcular?


É possível levantar a quantidade de CO2 emitida por pessoas físicas, empresas, produtos e governos. Para pessoas, existem calculadoras que estimam o CO2 emitido por meio de informações sobre o consumo. Já para cálculos mais complexos, empresas especializadas podem realizar um inventário de emissão de carbono. Com essas informações, é possível identificar áreas que emitem mais carbono, utilizam mais carros ou que têm maiores emissões por conta de processos produtivos, mas a intenção é focar em medidas de redução voluntária.


Como reduzir?


Após a avaliação, é definido o alvo da neutralização de carbono. Devem ser implantadas medidas para minimizar ao máximo a geração de CO2. Por exemplo: uma indústria pode começar a usar materiais 100% reciclados, diminuir o gasto de energia, reusar a água, entre muitas outras medidas que podem ser aplicadas, diminuindo também o impacto no meio ambiente.


BenefÍcios da neutralização do CO2


  • Melhora da fertilidade dos solos;

  • Promoção de um ciclo hidrológico saudável;

  • Geração de múltiplas fontes de produção de alimentos, combustíveis e fibras;

  • Melhora da qualidade do ar e consequente redução de doenças respiratórias.


Relação das árvores com a emissão do carbono


Acontece que as árvores realizam um fenômeno conhecido como sequestro de carbono. Em outras palavras, elas conseguem absorver o CO2 e armazená-lo na sua biomassa, lançando oxigênio na atmosfera. Isso gera a "limpeza" do ar, fazendo a troca do gás poluente pelo oxigênio através de um sistema de compensação, ou em outras palavras, neutralização.


Impactos ambientais


Geramos toneladas de CO2 a cada ano por conta das atividades antrópicas. Desde os anos 70, as demandas da sociedade excedem a biocapacidade do planeta para atender as necessidades humanas. Precisamos de 1,5 do planeta Terra por ano para manter nosso estilo de vida atual – isso significa que estamos tirando mais do que nos é ofertado e poluindo em uma escala da qual a natureza não consegue se recuperar.

Como consequência das nossas atividades, as mudanças climáticas estão acontecendo e já é possível senti-las na pele, como nos casos do aumento das temperaturas, de eventos naturais mais extremos e da elevação do nível do mar.



Como saber se emito carbono


A pegada de carbono (carbon footprint – em inglês) é uma metodologia criada para medir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) – todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono equivalente. Esses gases, incluindo o gás carbônico, são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços.


São exemplos de atividades que geram emissões a queima de combustiveis fósseis, o consumo de qualquer natureza (alimentação, vestimenta, entretenimento), a produção de eventos, a criação de pastagem para gado, o desmatamento e o processo de produção de cimento. Atividades que emitem carbono podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, ONGs e governos – por isso, todas essas entidades podem realizar a neutralização de carbono.


Se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição. Se em seu prato contiver alimentos de origem animal, essa pegada é ainda maior (plantação, cultivo e transporte). Conhecer a emissão de carbono, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-la com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga na terra.


Reduzir o consumo supérfluo e optar por uma postura mais amigável ao meio ambiente, praticando o descarte correto e a compostagem, por exemplo, são formas de evitar a emissão de carbono. Já a emissão de carbono, que não foi possível evitar, é necessário neutralizar.

Comments


bottom of page