top of page
  • Foto do escritorNovva

Dicas para um Skincare sustentável



Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz durante o dia?


Se começar a colocar em um potinho vai ver que em pouco tempo ele enche e a surpresa vai ser grande. Ao mesmo tempo, temos muitas vontades e (quase) que ficamos sem opção para reduzir o o nosso descarte. As rotinas de skincare são um exemplo.


E você sabia que o problema não está só nas embalagens ou quantidade que consumimos disso?

Existem empresas que não se preocupam com o impacto ambiental e utilizam produtos químicos muito prejudiciais para a natureza durante a fabricação, para nós durante o uso e na contaminação da água na hora do descarte.


Por isso, o Mercado Novva separou algumas dicas para reduzir o impacto ambiental no momento do skincare.


FIQUE DE OLHO NA COMPOSIÇÃO


É importantíssimo ler os rótulos dos produtos. Estará descrito quais os cuidados que a empresa tem ao produzir e nos ingredientes quais substâncias compõem aquele creme, sérum, hidratante, sabonete ou qualquer outro produto para o seu skincare sustentável.


Dica é: fique longe dos parabenos, toxinas, componentes químicos e metais pesados. Também é importante a empresa usar matérias-primas renováveis, naturais e com extração certificada.



SUBSTITUA OS DESCARTÁVEIS


A lista de descartáveis que vão para o lixo e ficam anos na natureza e que usamos ao fazer o skincare é grande: discos de algodão, cotonetes, lenços umedecidos e ainda as embalagens. Muitos deles não são biodegradáveis, possuem poliéster e demoram centenas de anos para decompor.

O algodão também não é uma opção muito boa por ser algo muito utilizado e totalmente descartado. Fica na natureza por algum tempo e não existe uma opção para reciclagem ou reutilização, aumentando a quantidade de descarte e produção de chorume “ruim” no aterro sanitário. A dica é substituir por opções reutilizáveis: como os ecopads que podem ser lavados facilmente. Cotonetes de papelão e o uso das mãos para espalhar produtos em outros momentos é sempre melhor.

E para o banho opte sempre pelas buchas vegetais!


FIQUE DE OLHO NAS MARCAS


É essencial ter atenção sobre quem produziu o que você está consumindo. Portanto, busque marcas que tenham programas de descarte adequado do lixo, que possuem objetivos ecológicos durante a produção, que não testam em animais e nem utilizam ingredientes químicos nocivos à natureza e para nós.

Para saber sobre isso é preciso acompanhar a marca e saber quais são os seus valores. É quase certo que uma empresa que tome todas as atitudes necessárias também terá o trabalho de contar para as pessoas sobre isso.




REUTILIZE AS EMBALAGENS


E sobre as embalagens dos produtos, a dica é escolher os que possuam aquelas que você vai amar reutilizar. As melhores sempre são feitas de vidro, metal ou madeira que poderão ser usadas de outras formas por muito tempo.


Se você quer continuar em busca de uma rotina sustentável, entre em nosso site e confira as diversas opções disponíveis para fazer a substituição em busca de um futuro melhor!

Comments


bottom of page