top of page
  • Foto do escritorNovva

Dicas para se tornar uma mãe sustentável

PRATIQUE O DESAPEGO


Brinquedos que não fazem mais parte da rotina dos pequenos podem ser facilmente doados.

Como forma de ensinamento, após a doação, mostre aos pequenos uma foto das crianças felizes recebendo o novo presente, deixando eles satisfeitos com a ação.

Doar materiais escolares é um ótimo exemplo de como os objetos podem ser reaproveitados.


FAÇA BRINQUEDOS RECICLÁVEIS


Montar brinquedos recicláveis com seus pequenos vai muito além da diversão. É o momento mais propício para falar sobre preservação do meio ambiente e não adquirir produtos sem necessidade.

É nessa hora também que as crianças deixam a imaginação rolar solta e criam apetrechos criativos.


SEPARE O LIXO EM CASA


Crianças aprendem mais quando observam o exemplo dentro de casa.

Para soltar a imaginação na hora de escolher as lixeiras que ficarão dentro de casa para a separação do lixo, basta colocar papeis de identificação desenhados pelas crianças em cima das latas. Além disso, outro método para estimular a segregação do lixo em casa é separá-lo por cor. Assim, as crianças associam os resíduos às cores correspondentes, o que os estimula na hora de descarte.


PREFIRA ALIMENTOS ORGÂNICOS


Uma pesquisa feita pelo Qualibest, primeiro instituto de pesquisas online no Brasil, e pelo site Mulheres Incríveis, com 1.300 mães de todas as classes sociais, diversas faixas etárias e regiões do país, mostrou que elas acreditam que quanto mais natural o alimento, mais saudável será a criança. O estudo também revelou que, hoje em dia, elas preferem preparar os alimentos do que comprar uma pronta ou industrializada.

Os orgânicos são os que mais se aproximam de uma refeição puramente natural.


TENHA OU VISITE UMA HORTA


A maioria das mães deseja que os filhos aprendam a gostar de frutas, verduras e legumes. Encaixar esses alimentos na vida dos pequenos pode se tornar algo mais prazeroso caso eles tenham contato com uma horta. Saber da origem dos hortifrútis e visitar o local para ver os legumes crescendo aguça a curiosidade infantil e desperta a vontade de conhecer e provar a refeição.


A relação de descoberta entre os alimentos saudáveis e as crianças fica ainda melhor se elas conseguem plantar o próprio vegetal e têm a oportunidade de acompanhar o crescimento, colher e preparar a refeição junto com a mãe.


Komentáře


bottom of page