top of page
  • Foto do escritorNovva

5 dicas para hábitos de higiene mais sustentáveis




1. Experimente shampoos e condicionadores em barra


A ideia de produzir shampoo e condicionador em barra surgiu a partir da proibição de transportar líquidos em bagagem em transporte aéreo. No entanto, quando comparado aos líquidos, a praticidade no transporte é apenas uma das vantagens que esse tipo de produto proporciona. 

Os shampoos e condicionadores em barra possuem diversos outros aspectos positivos. Esses incluem, por exemplo, melhorias nas propriedades do cabelo, uso versátil e até redução dos impactos ao meio ambiente.  


As formulações dos shampoos e condicionadores em barra são extremamente concentradas, já que sua produção não envolve água. Ou seja, no processo de produção, é como se toda a água desses produtos convencionais evaporasse. Por ser um produto natural repleto de ingredientes orgânicos, são muito usados por pessoas veganas, mas têm se popularizado também entre o público geral. 


Muitas pessoas relatam uma série de melhorias quando substituem os produtos convencionais pelos em barra. Por exemplo, mais volume, redução da caspa, brilho, diminuição de frizz, crescimento mais acelerado e até cachos mais definidos. Tudo depende do tipo de cabelo e do resultado esperado pelo consumidor.




2. Menstruação: Experimente alternativas mais sustentáveis


Este movimento está relacionado ao uso de produtos alternativos durante o ciclo menstrual.  

Pessoas que menstruam, cientes dos malefícios do uso de absorventes descartáveis para o corpo e para a Terra, fizeram do consumo consciente um hábito e passaram a utilizar paninhos, coletores ou discos menstruais quando estão sangrando.  


O consumo consciente durante a menstruação é também uma alternativa para democratizar o acesso de produtos de higiene íntima para pessoas que não tem condições de arcar com as despesas dos absorventes todo o mês.  


Recentemente, a imprensa noticiou que uma em cada quatro jovens brasileiras entre 16 a 29 anos já faltou à aula por não tem condições de comprar o absorvente descartável.  

Alternativas para o consumo consciente durante a menstruação  Se você está buscando por um estilo de vida sustentável e se interessa pelo consumo  consciente durante a menstruação, existem algumas alternativas que vão fazer bem para o seu corpo, bolso e para o planeta:  

Não se preocupe se você não conseguir fazer a troca de um dia para o outro. Você pode ir combinando o absorvente descartável com uma dessas alternativas ecológicas até se adaptar totalmente aos novos recursos.  


3. Reduza o consumo de produtos descartáveis

No passado, era comum visitar uma drogaria para comprar, por exemplo, uma lâmina de barbear que durava anos, ou até a vida toda. Com a difusão de produtos de plástico, os descartáveis tornaram-se a opção mais popular, por ser mais fácil e menos dispendiosa a curto prazo.

No entanto, hoje em dia, sendo a produção de lixo em massa um dos fatores que mais contribui para as alterações climáticas, comprar produtos reutilizáveis é muito mais benéfico para o meio ambiente, reduzindo a nossa pegada ecológica. Além disso, estas mudanças refletem-se também no panorama económico, com a poupança de gastos a longo-prazo.

Uma das áreas onde podemos ter um maior impacto é a menstruação, sendo que a Organização Plastic Oceans estima que todos os anos sejam usados – e consequentemente descartados – cerca de 45 biliões de produtos menstruais. Felizmente, já existem muitas alternativas mais ecológicas, sendo o copo menstrual a mais conhecida atualmente. Trata-se de um pequeno copo feito de silicone com um formato ergonómico que pode ser lavado após cada utilização e chega a durar uma década, antes de ter de ser substituído. No entanto, existem opções para todos os gostos, nomeadamente cuecas menstruais, pensos reutilizáveis e discos menstruais.


Nas restantes áreas da higiene pessoal, existem outros produtos que podem ser trocados por opções reutilizáveis, tais como os discos de algodão, os demaquilantes, os cotonetes, as lâminas de barbear, etc.


Há ainda a possibilidade de optar por produtos que permitam voltar a encher como champô, amaciador, gel de banho, creme de corpo, detergente, entre outros. Neste caso, a embalagem só é comprada uma vez e, geralmente, é feita de um material mais resistente do que o plástico. Esta é uma ótima opção para quem quer continuar a utilizar produtos líquidos.


4. Opte por produtos feitos de bambu e madeira


Em casa, um dos utensílios que mais coloca em causa o desenvolvimento sustentável e gera resíduos plásticos são as escovas, seja para lavar a louça, as roupas ou até mesmo os dentes. A pensar em si e no seu contributo para a sustentabilidade faça trocas para produtos com cabos em bambu natural. Excelentes para lavar e disponíveis em diferentes formatos, facilitando a limpeza e garantindo um resultado sustentável.

Comments


bottom of page