top of page
  • Foto do escritorNovva

2024 poderá ser o ano mais quente da História; Você esta agindo?

As mudanças climáticas são uma realidade global, mas suas consequências impactam de forma direta. O que você esta fazendo para mudar esta realidade?




As temperaturas ultrapassaram os 53°C nos EUA e inundações atingiram a Coreia do Sul e a Índia nesta semana. Em partes da Itália, os termômetros registraram mais de 46ºC. A capital chinesa, Pequim, enfrentou 27 dias seguidos com mais de 35ºC – vale lembrar que a China passou por um inverno de -50ºC seis meses atrás.


A Nasa informou que 2023 provavelmente será o ano mais quente já registrado desde 1850, quando começaram as medições de temperatura. Já 2024, pasmem, poderá ser ainda mais quente! Enquanto não se confirmam as previsões, 2016 é, até o momento, o ano com as maiores temperaturas. Ou seja, tudo indica que teremos três recordes globais de temperatura em um período de apenas oito anos.


As consequências direta e indiretamente mostram que ninguém tem a ganhar com tanto calor e tempestades. Entre vários exemplos, destacamos:

  • O calor afeta nosso bem estar e qualidade de vida com cansaço excessivo, dores de cabeça, fadiga, desidratação e, em casos mais extremos e em pessoas mais vulneráveis, como idosos, o calor pode levar à morte;

  • Se você tiver sorte – e dinheiro – pode amenizar os efeitos do calor se isolando em ambientes com ar condicionado, mas para os demais seres vivos do meio ambiente, isso não é possível. Estudos recentes têm mostrado que eles também sofrem e podem morrer com as altas temperaturas;

  • Embora a dengue seja endêmica na maioria dos países da América Latina, as mudanças climáticas vêm ampliando as áreas que o mosquito pode habitar, de acordo com um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já se observa um número cada vez maior de casos na França e Espanha, por exemplo;

  • Ainda segundo a OMS, há fortes evidências de que o aquecimento global já empurrou os mosquitos transmissores da malária para pontos mais altos do planeta, mais distantes dos trópicos, espalhando a doença.

Esta na hora de tomarmos providências e mudar pequenos hábitos do dia a dia. Aos poucos podemos fazer a diferença.

Você já iniciou sua mudança?

Comments


bottom of page